segunda-feira, 31 de maio de 2010

Eu tiro foto pensando em...

Gostaria de levantar uma questão muito comentada hoje em dia: a exposição de imagens na internet e a relação de afeto que temos com a fotografia.

Vivemos um momento em que, no meio amador, a fotografia analógica perde espaço para a fotografia digital. Ninguém mais vê o tio com uma câmera analógica carregada com um filme 36 poses tirando as fotos do aniversário do sobrinho. O que vemos hoje são câmeras digitais cada vez mais modernas e com capacidades de armazenamento de imagem que até pouco tempo atrás eram inimagináveis em um dispositivo portátil. Com elas vêm a facilidade de literalmente "publicar" os resultados para um grande número de espectadores: as redes sociais facilitam essa parte, aliando a velocidade dos dispositivos (as câmeras) com a velocidade de replicação da imagem na internet.

Partindo dessa questão, gostaria de saber como vocês lidam com a exposição de fotografias na internet. Outro dia, vi uma comunidade no orkut intitulada "Eu tiro foto pensando no orkut". E ela tem milhares de seguidores, ou seja, não é uma prática pouco utilizada. As grande maioria das pessoas deixaram a questão cerne que a fotografia amadora sempre defendeu - eternizar imagens, momentos, pessoas, lugares, para relembrar depois, para pensarem em uma questão que surgiu com a popularização da internet e a evocação da mídia para a exposição pública. Todos nós temos um "Q" de vaidade, de querer ser visto, admirado, elogiado, e a facilidade tecnológica exacerbou esse dsejo de ser visto. Entramos em uma outra questão, que é o fato da exposição "saudável"... mas não vou entrar nesse assunto, pois precisaria de um conhecimento psicológico, antropológico, etc, que eu não tenho.

O fato é que... SIM, AS PESSOAS SE EXPÕE! E cada vez mais, com mais frequência.... um diário da vida privada em público. E quem está no centro de tudo? Ela, a fotografia. É muito mais frequente vermos postagens de fotografias do que postagens de textos. A maioria das pessoas não escreve o que fez durante a semana, no fim de semana, naquele dia, mas posta fotos e mais fotos da festinha surpresa do amigo no lugar X, da formatura, da visita na casa do amigo, do feriado, da viagem. São tantas fotografias que não precisam de texto... por si só já narram a história toda! E a leitura da imagem é muito mais rápida do que um texto... velocidade, velocidade e velocidade!

E VOCÊ?? QUAL A SUA RELAÇÃO COM A FOTOGRAFIA EXPOSTA NOS BLOGS, FOTOLOGS, ORKUT, FACEBOOK, FLICKR, TWITTER.... VOCÊ TIRA FOTO PENSANDO EM COLOCÁ-LA NA INTERNET??

Não se acanhe em responder... apesar de falar sobre a exposição excessiva, falo de uma opinião minha, pessoal, não digo aqui que é ridículo encher álbuns e mais álbuns virtuais de fotografias, só gostaria de propor um debate sobre essa questão (eu mesma tenho vááários, mas por questões minhas não posto fotos familiares, íntimas, apenas de trabalhos, eventos).

No que as pessoas pensam quando publicam suas fotos na internet?? Qual a finalidade dessa prática? COMENTEM!!!!!!

6 comentários:

  1. Oi Raquel!
    Sempre gostei de fotografias, mas comecei a desgostar quando elas começaram a se tornar tão banais!
    Percebo que do que eu gostava mesmo não eram as fotos em si, mas a aura mágica que envolvia o ato de fotografar.
    E eu, como prezo muito mais as palavras que as imagens vazias de hoje em dia, não pertenço a nenhuma rede social como Orkut, Facebook e etc pois essas redes são para mim uma espécie de culto à vaidade, ao invés de um meio para fazer amigos!
    Um beijo muito saudoso minha linda!
    E Vanessona, como está? rs!
    Luciana Matos

    ResponderExcluir
  2. Hahaha.. eu faço parte dessa comunidade no Orkut!! Eu sempre tive costume de tirar fotos. Minha mãe me acostumou assim, desde que eu nasci! Só no dia do meu nascimento, no longínquo ano de 1987 (rs!), ela gastou 4 filmes de 36 poses. Foram 144 fotos em um dia - o que em 1987 era muito, vamos combinar! E até hoje é assim. Adoro registrar tudo! E adoro compartilhar as coisas e momentos importantes com amigos. Por isso... eu tiro foto pensando (em postar) no Orkut, no Twitter, no Facebook... hehehe

    ResponderExcluir
  3. Oi... estava fazendo um trabalho de Fotojornalismo quando me deparei com o seu blog. Discussão, no mínimo, interessante. Hoje mesmo eu estava pensando nas minhas motivações para tirar fotos. Descobri que é tanto com objetivo de documentar algo (momentos ou eventos importantes), por trabalho (praticar e aperfeiçoar a técnica)e, principalmente, por amar a atividade. Sabe, fotografar só porque eu amo a idéia de que o instante que eu fotografo é único. Quer dizer, se você fotografar um pôr-do-sol amanhã, não será igual a uma foto tirada do pôr-do-sol de depois de amanhã. Cada foto registra algo que é único, que só existe ali.
    Posso estar filosofando demais, eu sei, mas foto pra mim é isso. Ao mesmo tempo em que é única é a evocação do morto. Aquele instante morre no momento em que você clica no obturador.
    xD Espero ter ajudado na sua pesquisa.
    Amei o blog.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário Eleonora! Tb tenho o mesmo fascínio pela fotografia: documentar um momento único, um fragmento da realidade.... eu amo fotografia!!

    Boa sorte no seu trabalho, e sempre que puder (e quiser) visite aqui e deixe sua opinião!

    Raquel Machado

    ResponderExcluir
  5. eu faço parte dessa comunidade acho legal postar a foto no orkut de nossos melhores momentos ! É isso quem quiser me add no orkut fique avontade carol.okley@gmail.com bjo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol!!! Obrigada pelo seu comentário!! Fique à vontade para comentar as outras postagens. A proposta deste blog é essa: um espaço aberto para falarmos sobre a fotografia na sociedade contemporânea! Um abraço!

    ResponderExcluir

Expresse-se!!! Sua opinião é a matéria-prima para minha pesquisa!